top of page

A 1ª edição Festival de Cinema Tela Verde Samaúma, irá promover a projeção de filmes amazônicos por realizadores indígenas,  na Sapopema de uma das centenárias Samaúmas  da Praça da República, da cidade de Belém, com o intuito de fomentar as discussões sobre produção e projeção audiovisual indígena em centros urbanos amazônicos, além de promover a inclusão cultural e a troca de conhecimentos acerca da produção audiovisual dos povos originários da Amazônia. O festival também pretende dialogar com  visibilidade  dos movimentos sociais e políticos proporcionados pela preparação da cidade de Belém para a COP 30, viabilizando a discussão e encaminhamento acerca da produção audiovisual feita por indígenas. 

Assim, o Festival de Cinema Tela Verde Sumaúma, que tem como diferencial a projeção de filmes com uso das árvores regionais e a céu aberto,  distinguindo-se de festivais comuns, que utilizam as salas fechadas de cinema. Pretende-se aqui democratizar o acesso às produções indígenas e criar um movimento de demarcação de telas de projeção cinematográficas montadas nas sumaúmas, alcançando as populações belenense e periférica.  

O Tela Verde Sumaúma, composto por filmes realizados por indígenas, originalmente amazônicos, promovendo a valorização do  conhecimentos cinematográficos dos grupos étnicos, apresentando à sociedade paraense, o trabalho de cinema realizado por indigens.

 O festival visa reunir cineastas, acadêmicos, ativistas e o público em geral para compartilhar experiências, conhecimentos, divulgação das produções cinematográficas indígenas, além de proporcionar um espaço de debate sobre os desafios e oportunidades que permeiam essa área. 

By Gilberto Xipaya ₢ 2024

REALIZAÇÃO:

LOGO_NOSSA_VOZ.png

APOIO:

FUMBEL-3-1536x389.png
recorte_02_horizontal_preferencial.png
bottom of page