top of page

21 de setembro  de 19 às 21h: 

Local: Samaúma da Praça da República- Belém-Pará

Cineastas homenageados: Douglas Munduruku, Bepuno Kayapo e Edvan Guajajara.

🎥 Filme: Alto Rio Trombetas Curta-metragem- 6 minutos. Ano de Produção.2023 Direção : Douglas Cavalcante. Sinopse: Este documentário explora a situação de saúde nas comunidades quilombolas localizados no alto Rio Abuí, Trombetas. Através de uma abordagem participativa, o filme mergulha nas vivências dos moradores, revelando os desafios enfrentados e as soluções comunitárias para melhorar o bem-estar. Com depoimentos de líderes comunitários, profissionais de saúde e moradores, o documentário oferece uma visão abrangente das necessidades e dos esforços coletivos para promover uma saúde sustentável e acessível para todos.

🎥 Filme: Seca Extrema do Rio Tapajós Curta-metragem- 6 minutos. Ano de Produção: 2023/2024. Direção : Douglas Cavalcante. Sinopse: A seca extrema do Rio Tapajós tem causado sérios impactos nas aldeias indígenas da região. A redução drástica do nível de água afeta diretamente a subsistência das comunidades, que dependem do rio para a pesca, agricultura Sem água suficiente, as atividades de pesca são comprometidas, levando a escassez de alimentos. A agricultura, especialmente a de subsistência, sofre com a falta de irrigação, resultando em perdas de colheitas. Além disso, o transporte fluvial, essencial para o deslocamento e abastecimento das aldeias, torna-se cada vez mais difícil, isolando ainda mais essas comunidades . Esse cenário agrava a vulnerabilidade das populações indígenas, que enfrentam desafios tanto na manutenção de seus modos de vida tradicionais quanto no acesso a recursos básicos.

🎥 Menire Djê- Grafismo das Mulhere Mebêmgokre Curta-metragem - 13 minutos. Ano de Produção: 2019. Direção: Bepuno Kayapó. Sinopse: Vídeo sobre Pintura Corporal Indígena sul do Pará. Trabalho das mulheres indígenas Kayapó.

🎥 Filme: Entre o Velho e o Novo Curta Metragem- 10 minutos . Ano de Produção: 2012. Direção: Célia Maracajá. Sinopse:O curta Aruanã diz respeito as comemorações da chegada da luz elétrica na aldeia Xicrin do Catete . Aruanã representa o espírito das Águas.

🎥 Kuwyry Kango à Me Toro - Festa da Mandioca do povo Mebêmgokre Curta metragem 5 minutos. Ano de Produção: 2016. Direção: Bepuno Kayapó. Sinopse: O curta retrata o ritual da festa da mandioca dos Mebengokre. A câmera revela um ritual, no qual não há uma narrativa falada, se não aquela própria trazida pela demonstração ritualística, na qual se destacam dança e canto em língua nativa. Transborda a beleza do canto coral, assim como das pinturas corporais, sendo o filme proporciona um mergulho rápido, porém profundo em uma tradição viva.

🎥 Somos Guardiões Curta metragem 82 minutos. Ano de Produção: 2023. Direção: Edivan Guajajara, Chelsea Greene, Rob Grobman. Produção: Fisher Stevens, Maura Anderson, Chelsea Greene, Zak Kilberg. Sinopse: Somos Guardiões segue o guardião da floresta indígena Marçal Guajajara e a ativista Puyr Tembé enquanto eles lutam para proteger seus territórios do desmatamento, um madeireiro ilegal que não tem escolha a não ser derrubar a floresta e um grande proprietário de terras à mercê de milhares de invasores e da indústria extrativa. Por meio de uma narrativa íntima e centrada no personagem, o filme traz as questões à tona - desde a ciência da Floresta Amazônica e seu papel fundamental na estabilidade do clima global até os impulsionadores econômicos do desmatamento. O filme une política, história, economia, ciência e consciência, fornecendo uma exploração aprofundada dessa situação incrivelmente complexa e crítica – cujas origens e impactos se espalham muito além dos limites da própria Amazônia

By Gilberto Xipaya ₢ 2024

REALIZAÇÃO:

LOGO_NOSSA_VOZ.png

APOIO:

FUMBEL-3-1536x389.png
recorte_02_horizontal_preferencial.png
bottom of page